O dragãozinho traz textos de cultura pop, abordando temas como livro, filmes, séries e quadrinhos, além de alguns posts de assuntos diversos.

Dica para aumentar a produtividade + Freebie


Como aumentar a produtividade + Freebie

Sabe quando você faz aquele planejamento perfeito, cria listas para a semana, mês, ano e coloca o celular para despertar bem cedinho, mas no final não executa nada? Hora de conhecer a Técnica Pomodoro!

Vou apresentar aqui uma técnica que sempre uso quando estou com dificuldade para focar no que preciso. Utilizando seu tempo de forma mais inteligente, você conseguirá produzir mais em um período de tempo menor, pois focará em apenas uma atividade e fará intervalos regulares. Assim, você mantém a mente descansada e a não perde o foco no que está fazendo, evitando a procrastinação.

Além disso, no final do post tem uma tabela pronta e dicas de aplicativos para ajudar a pôr tudo em prática.

Freebie

 

Essa técnica vai te ajudar a:

  • Não procrastinar
  • Evitar multitasking
  • Realizar todas as atividades planejadas
  • Não ultrapassar do tempo estipulado para trabalho/estudos

 

Técnica Pomodoro

Como funciona

Você vai trabalhar com ciclos, eles são divididos em três tipos diferente. O pomodoro com 25 minutos, que é o tempo em que você realizará suas atividades importantes. E os intervalos, onde o curto tem 5 minutos e o longo 20 minutos.

Eles vão se intercalar da seguinte forma: Você fará um pomodoro, em seguida um intervalo curto e então um pomodoro de novo. Depois de três intervalos curtos, o quarto será longo.

Cliclo Técnica Pomodoro

Ele funciona dessa forma para que você não canse demais executando cada tarefa, porque isso faz com que sua produtividade caia. E então você acaba demorando duas horas para realizar o que poderia ser feito em apenas uma.

 

Mas ele tem algumas regrinhas

(ou dicas, caso você não goste de regras)

Trabalhe com listas

Antes de começar, organize uma lista do que precisa ser feito naquele dia. Lembrando que são apenas as atividades dos ciclos pomodoro. Coisas como marcar consulta, pesquisar preço de câmeras e outras do gênero vão para a segunda lista: a de coisas para fazer nos intervalos.

Essa segunda lista você atualizará constantemente, porque enquanto estiver realizando suas atividades, provavelmente lembrará de algo que precisa fazer, mas ao invés de parar o que está fazendo para isso, anote na lista e deixe para resolver durante o intervalo.

No final, você ficará com duas listas.

 

Sem multitasking!

Eu sei que a vontade de fazer tudo ao mesmo é grande. Sei também que você está pensando que consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo tranquilamente. Mas você não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo e atingir sua produtividade máxima nas duas. Além disso, ter uma tarefa finalizada é melhor que duas iniciadas, não é mesmo? Então canalize sua atenção e realize uma tarefa de cada vez.

 

Sem interrupções

Agora vem a parte complicada: deixe as redes sociais de lado nesses 25 minutinhos. Recomendo desconectar a internet do celular, assim não vai ficar recebendo notificação e não o distrairá. Se estiver trabalhando no computador, abra uma nova janela do navegador apenas para as abas que está usando. Assim, não ficará vendo os números de notificações do Facebook ou e-mail aparecendo no nome das abas.

 

Crie uma playlist

Se você gosta de ouvir música enquanto trabalha, crie uma playlist. Assim, não vai perder tempo selecionando músicas toda hora.

 

Aplicativos

Os aplicativos funcionam como despertadores. Ao invés de você ativar cronômetro ou despertador para cada ciclo, use um aplicativo que faça isso por você!

Para PC/Mac: Tomighty

Para iPhone: Pomodrone

Para Android: Pomodoro Timer Lite

Confira também essa lista de aplicativos para ajudar na organização e produtividade!

Dicas para produtividade e organização

FreebieFreebie 1 - Técnica Pomodoro

Para finalizar, disponibilizei uma tabela para ajudar a controlar as listas e os ciclos. Tem a versão em PDF também para quem preferir imprimir. A planilha está disponível nos formatos XLSX e Numbers. Devido à incompatibilidade entre os formatos, a planilha em XLSX não tem os checkbox, mas tem o espaço em branco para que você possa marcar com um “OK” neles.

Download

Relacionados

Have any Question or Comment?

16 comments on “Dica para aumentar a produtividade + Freebie

Bem interessante essa técnica. Já tinha ouvido/lido o nome mas não sabia do que se tratava.
Assim não “cansamos” de fazer uma tarefa só o dia inteiro e nos intervalos fazemos as tarefas pequenas ou rápidas e ainda descansamos da tarefa maior.
Gostei muito.

Um beijo.

Reply

Obrigada por esse post! Já vou testar ele na minha vida HOJE e te digo o resultado <3 achei muito legal e útil!

Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

http://meniborboleta.blogspot.com.br/

Reply
Simone Pinheiro

Que bom que gostou! Espero que funcione para você haha <3

Reply

Gostei da dica. Tudo que ajude na hora de ser mais produtiva e organizada para mim é mais que bem-vido.

Reply

Gostei demais! já tinha ouvido falar sobre a técnica, mas nao conhecia de verdade, sabe? Ando com muita dificuldade em me concentrar, penso em testar <3

Reply
Simone Pinheiro

Ela me ajudo muito quando eu estava com esse problema também. Parece ser um pouco complicada, mas quando começa a usar vai ver que é bem tranquilo de se organizar e evita bastante a procrastinação

Reply

Que legal, adorei saber mais sobre esse método, quero testar. 🙂
Beijos

Reply

Esse post veio em boa hora!!! Até salvei, baixei o app e tudo mais hahahaa eu acho que eu sou produtiva no meu dia a dia, mas comecei a trabalhar e as coisas podem sair do controle, sério, amei a dica hahaah

Reply
Luciana de Andrade

Muito interessante! Eu fazia parecido na época que eu estudava, eu controla meus estudos com intervalos de tempo, tudo cronometrado. Com a idade, os problemas de saúde, e a minha vida que mudou, tenho deixado para trás a minha organização.
Estou usando uma técnica que parece até bobinha mas quando eu uso funciona.rsrs Mas adorei o teu post, já ouvi falar do aplicativo mas nunca vi um post tão completo, explicando e disponibilizar pra gente, poxa muito legal mesmo. bj
http://www.pilateandosonhos.com

Reply
Rayanne Buchweitz

Eu amo a técnica pomodoro, sempre usei mas não tão organizado assim. Essa dica da utilização de duas listas vai me ajudar muito!
Os breaks são muito eficazes mas eu faço o logo após cinco pequenos, acho que funciona melhor pra mim. Uma boa é ir adaptando conforme for melhor pra pessoa <3
Beijão

querosermiranda.blogspot.com.br

Reply
Julia Charan

AHHHH MEU DEUSSSS, EU AMO A TECNICA POMODORO!
Ela é ótima pra tudo: estudar, trabalhar, escrever, limpar a casa… Todo mundo que eu indico fica apaixonado. Eu só ajusto o tempo, geralmente faço 15 minutos porque com 25 fico com a mente mais cansada, sabe?

Beijos,
http://www.juliacharan.com

Reply

Eu sou uma pessoa muito distraída, acabo deixando as coisas pra última hora, acabo dormindo tarde, e isso tudo atrapalha meu desempenho nos outros dias e se torna um ciclo, mas vou tentar usar sua dica e tentar melhorar nesses aspectos!

Reply

Eu utilizo essa técnica e simplesmente funciona muito bem. Mas tem que ser disciplina e desconectar da internet mesmo, porque senão a gente dá uma escapadinha aqui e ali e acaba não aproveitando o suficiente do tempo que é para estudar.
Ótimo freebie e explicação. <3
Um beijo!
http://www.janeladesorrisos.com

Reply
Simone Pinheiro

Qua bom que gostou ❤️
Eu uso direto também, e depois que comecei a seguir as regras direitinho comecei a aproveitar bem mais o tempo, principalmente pra estudar, porque sem desviar a atenção assimilo tudo muito mais rápido!

Reply

É interessante! Mas não sei se apenas 25 minutos seria suficiente para realizar minhas tarefas.

Reply
Simone Pinheiro

Oi Suzana!
Os ciclos se repetem, a ideia é fazer os intervalos pra não ficar cansada, mas vão ser vários 25 minutos para realizar as tarefas 🙂

Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: