O dragãozinho traz textos de cultura pop, abordando temas como livro, filmes, séries e quadrinhos, além de alguns posts de assuntos diversos.

Stranger Things e o descaso com as personagens


Banner Stranger Things

O texto não trará uma resenha de Stranger Things, mas para quem se interessar por ler uma, recomendo essa aqui. Mas como o dedinho de reclamar nunca descansa, vim falar do que eu não gostei. Como uma série de sci-fi, ela cumpriu bem seu papel, não identifiquei nenhuma ponta solta nesse sentido e gostei bastante da série por isso. As críticas são mais voltadas às personagens e o desenvolvimento delas.

Começando as reclamações

[ Contém Spoilers ]

Stranger Things - Joyce, Jonathan e Nancy

Acredito que nenhuma personagem tenha sido muito bem trabalhada, deixando todas bem rasas e isso desmotiva um pouco a assistir, por ser difícil de se sentir cativado por elas.

Primeiro de tudo, quero falar da Barbara. Exceto a Nancy, ninguém se preocupou com o desaparecimento dela. A polícia começou uma investigação e depois de encontrarem o carro, chegaram a conclusão de que ela havia fugido, deixando por isso mesmo. A polícia foi toda movimentada para encontrar Will, mas no caso da Barbara, acabou esquecida.

Inclusive, ela desaparece em uma área perto de onde Will havia desaparecido, mas a polícia não se atentou a isso, nem mesmo Hopper. E depois que descobrem que ela morreu, ninguém avisou os pais? Não teve funeral?

Ela acabou sendo só uma motivação para Nancy entrar na história. E mesmo depois de passar episódios atrás dela, se contenta com descobrir que a amiga está morta. E Barbara nunca mais é mencionada.

Stranger Things - Kids

Quanto à Eleven, a personagem tem tudo pra ser ótima, e nos últimos episódios ela é. Mas antes disso, passa todo o tempo só estando lá. Entendo que ela tenha dificuldades de comunicação, mas diversas vezes que a perguntavam algo, ela nem tentava responder. E acabava que Mike falava por ela, e decidia por ela, e fazia tudo por ela. O que deixou Mike um garoto extremamente chato (e me faz entender completamente a frustração de Lucas).

Quanto à Nancy, entendi que ela foi feita realmente para ser um estereótipo, e ela exerceu muito bem esse papel. O que não gostei foi da posição em relação à Barbara. Quando Nancy a convida para ir para a casa de Steve, Barbara diz que ele só quer transar com ela. Nancy discorda e insiste que a amiga vá junto. Chegando lá, em seguida Nancy diz para Barb ir embora enquanto está subindo para o quarto do namorado. Além de deixar a personagem extremamente detestável, reforçou minha ideia de que Barbara foi colocada só para servir de motivação.

Stranger Things - Nancy e Steve

Outro estereótipo utilizado foi Steve, o cara descolado que se apaixona por uma mulher “certinha” e muda completamente. Se a personagem tivesse recebido mais atenção, poderiam ter trabalhado um conflito emocional ótimo e transformado ele em uma personagem ótima. Mas no final sua transformação foi de uma hora para a outra e com uma motivação meio rasa, já que ele abandonou seus amigos e em partes, mudou sua personalidade por causa de uma namorada que até então ele não tinha dado muita atenção.

A última personagem é Joyce, a forma como a relação dela com o pai dos meninos foi mostrada ficou bem esquisita, e no final ela pareceu a mãe solteira que nunca superou o ex-marido. Sem falar que o pai nem se importa com o fato de Will ter sumido.

Joyce é uma mulher inteligente, tanto que descobriu muita coisa sozinha, mas na hora de contar o que descobriu, parece que se esforçava para que ninguém acreditasse. Quando ela percebe que o corpo encontrado não era de Will, não se preocupa em falar nada além de “não sei o que é aquilo, mas não é meu filho”, sem explicar o que a fez acreditar que não era Will. O mesmo vale para as luzes, “Will está nas luzes” não é nem de perto tentar explicar, por que ela não falou a ninguém sobre as letras? Nem mesmo a Jonathan.

Stranger Things - Lucas, Mike e Dustin

Outro fator que me incomodou foi a questão de emprego/escola, mas isso é algo mais pessoal. Gosto quando mostram uma certa ambientação e o dia a dia das personagens fora do mistério principal da história. Além de dar mais vida a elas, ajuda a entender a passagem do tempo (a qual não entendi na série).

Joyce para de trabalhar sem muita explicação, Jonathan menciona o emprego só no primeiro episódio, além de só ir na escola para revelar as fotos, não para estudar. E quem são os pais de Lucas e Dustin? Ninguém se preocupa com essas crianças sozinhas por aí de noite? A vida de todos parece que parou para aqueles acontecimentos.

Foram diversos detalhezinhos, mas a história da série conseguiu compensar eles, achei a série boa, mas acredito que poderia ser ainda melhor.

Relacionados

Have any Question or Comment?

17 comments on “Stranger Things e o descaso com as personagens

Também acho que desperdiçaram um pouco a Eleven, apesar dela não conseguir falar direito, ela poderia ter mais presença no começo, super personagem bacana.

Reply
Simone Pinheiro

Sim! Nos últimos episódios ela tava ótima, acho que no início ficou muito dependente do Mike.

Reply

Só ouvi elogios sobre essa série, quase todos baseados na quantidade de referências nostálgicas. É muito bom ouvir uma opinião mais crítica.
Eu ainda não decidi se vou ver a série ou não. Não ligo muito pra séries de suspense nem referências nostálgicas, mas faz tempo que não vejo a Winona Ryder trabalhando. Provavelmente vou ver, quando tiver com mais tempo livre.

Reply
Simone Pinheiro

Ela realmente tem várias referências. Acredito que para quem foi criança nos anos 80 a série seja um prato cheio, mas não é só de referências que se faz uma série, não é? Quanto à Winona Ryder, a interpretação dela ta sensacional.

Reply

Eu amei muitooo mesmo a série como um todo, mas tenho que concordar que a participação da Barbara foi pow muito mal explicado. Também achei injusto a morte dela, de ninguém nem os pais se preocuparem com ela, nem teve funeral mano nd! Até comentaram sobre isso na página da série da Netflix, e a Netflix respondeu de uma forma enigmática como se ainda estive algum enigma escondido, e dos grandes por trás da ‘morta’ da Barbara. Ainda terá muitas reviravoltas, algo me diz que é estrategica dos produtores da série com muitos segredos por ai….

Beijo da Kaa
• Senhorita Inspiradora

Reply

Eu sou uma pessoa muito chata pra série/livro/filmes então esses errinhos são bem perceptíveis pra mim e me desmotivariam fácil de assistir. Mas a série em si não me chamou atenção, mais motivos pra eu ficar firme na minha opinião hahaha
http://www.rumorandhorror.blogspot.com

Reply

Concordo com tudo que você falou. Realmente, eles não se aprofundaram muito nos personagens. E esse detalhe do dia a dia, trabalho, escola, também me incomoda muito em algumas séries, parece que tudo pára, e fica muito superficial u_u” Fora isso, realmente o seriado foi ótimo, a história, as referências e tudo mais :33
Beijinhos,
http://www.pequenomundodesarah.com

Reply

Meu namorado tá assistindo e me contando tudo, concordo: os personagens tinham muita base pra ser trabalhada mas ficou no suspense! Ficou tudo no ar, dá pra perceber só de ele contar, como por exemplo essa garota que foi pra casa do cara com a amiga e depois a dispensou. Fiquei chocada quando ele contou essa parte haha
Mas eu acho que a intenção da Netflix era essa: deixar tudo no ar. Por isso que o povo todo ta com um gostinho de “quero mais” né? Vamos ver até quando a estratégia vai funcionar.
nadageek.blogspot.com.br

Reply

Eu ainda estou assistindo então pra não pegar spoilers li o post um pouco por cima, mas já reparei demais nesse descaso com a Barbara. Ela sumiu total, quase que nas mesmas circunstâncias misteriosíssimas do Will e ficou por isso mesmo ._.’ Isso achei bem nada a ver D:

http://www.redbehavior.com

Reply

Achei sua crítica sensacional, já vi muita gente ao falando bem dessa série, então é muito bom ler um outra vertente. Confesso que mesmo com o milhão de admiradores que essa série possui, eu não fiquei nem um pouco entusiasmada 🙁

Reply

Na verdade eu acho que guardaram a Eleven, e ainda há planos para a personagem.
No começo eu senti o mesmo, que ela mal participou, mas no final consegui sentir que ainda haverá explicações.
Também fiquei me perguntando sobre a Barbara, deixaram exposto que ela só era importante para a personagem amiga dela =/

Reply
Simone Pinheiro

To com expectativas de que algumas coisas ainda sejam explicadas na segunda temporada, acho que a Eleven volta com mais presença e espero muito que tenha ao menos um funeral pra Barbara 🙁

Reply

Eu realmente gostei do seu post! Até agora só vejo posts falando que a série é perfeita, e você mostrou um outro ângulo pra gente. Ainda não vi a série e não posso opinar, mas imagino que sempre tenha algo pra melhorar, não é? Enfim, gostei muito da sua sinceridade. *-*
Beijos!

Reply

AI MEU DEUS, eu ainda não assisti a série, mas li o post mesmo recebendo spoilers x.x
Não posso comentar muita coisa, mas suas críticas me pareceram bem importantes.
Parabéns pelo post e volto pra comentar melhor quando eu assistir <3
Beijos ;*

It’s Geekly

Reply

Oie, tudo bem? Já comentei sobre essa série lá no blog e defendi muito o jeito dela, fiquei tão encantada que assisti tudo de uma vez. Mas confesso que ainda não tinha parado para pensar desse jeito que você argumentou. Para uma temporada de apenas oito episódios realmente muitas perguntas ficaram sem respostas, se eles fossem alimentar todas as dúvidas, precisaria de uns 25 episódios como são as outras séries. Espero que algumas sejam reveladas na segunda temporada, no entanto ela sairá só em 2017 , que pena né haha Beijos, Érika ^-^

Reply
david

Olha aí, rapaz! Mais uma pessoa que, assim como eu, ficou intrigada e não simplesmente engoliu tudo que a netflix faz.

Eu achei muitas falhas também, gosto de cinema em geral, e me interessei pela série, e vejo que tinha tudo pra ser perfeita, mas faltou algo de maduro nos personagens e na série em geral.
Por exemplo: o caso dos personagens crianças, são todos plagios uns dos outros com pequenas variações, diferente dos goonies, que vc consegue sentir a diferença de cada personagem. Tem também os personagens adultos, que são mal construidos e sem uma personalidade cativante, a personagem da winona ryder e chorona constantemente, a do policial e seria constantemente, falta variaçoes de humor, complexidade, profundidade e carisma. Efim, não vou falar tudo que acho, mas senti que poderia ser muito mais e me decepcionou um pouco apesar da produçao mravilhosa e da trilha sonora serem excelentes.

Reply
Simone Pinheiro

Realmente, a série deixou um pouco a desejar em relação aos personagens. Gostei bastante da história da série e da ideia dela no geral, foi uma pena não terem dado alguns episódios a mais e trabalhado melhor alguns personagens. Fico na esperança agora de que na segunda temporada melhore.

Reply

Deixe uma resposta