O dragãozinho traz textos de cultura pop, abordando temas como livro, filmes, séries e quadrinhos, além de alguns posts de assuntos diversos.

O Encontro Marcado – Fernando Sabino [Resenha]


O Encontro Marcado - Fernando Sabino

O Encontro Marcado é a história de um jovem em desesperada procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. Quase absorvido por uma brilhante boêmia intelectual, seu drama interior evolui subterraneamente, expondo os equívocos fundamentais que vinham frustrando sua existência e sufocando sua vocação.


Resenha

“Eu quis dizer apenas que quem vê as coisas como elas são, há de pagar por não ter visto como elas deviam ser.”

O Encontro Marcado foi publicado em 1956, sendo o primeiro romance de Fernando Sabino. Contando a história de Eduardo Marciano, apaixonado por literatura, aspirante a escritor e em busca do sentido de estar vivo.

O livro começa na infância e adolescência de Eduardo, narrando os acontecimentos mais importantes que viriam a marcar sua personalidade. O livro inicia de forma bem rápida, contando brevemente o início da vida do protagonista, mas custou a me prender. Os acontecimentos de sua infância e adolescência são bem desinteressantes quando comparados ao resto da história.

O Encontro Marcado - Fernando Sabino

“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”

 

O Encontro Marcado passa a ficar interessante no momento que Eduardo se forma na escola e inicia a faculdade. Além de introduzir os amigos dele, personagens que participarão do restante da história, o ritmo diminui um pouco e começa a contar o dia a dia de forma mais detalhada. Eduardo e seus amigos eram todos aspirantes a escritores e apaixonados por literatura. Seus diálogos trazem uma série de referências que são um prato cheio para quem gosta de literatura clássica. Para quem não entender todas as referências, o livro tem um apêndice com todas as referências citadas.

O Encontro Marcado - Fernando Sabino

A história não traz nenhuma grande aventura ou feito, Eduardo vive uma vida tranquila e cotidiana. O interessante do livro está na forma como o cotidiano é contado. Ele foca bastante nos sentimentos e principalmente no desespero enquanto o protagonista busca incansavelmente alguma resposta, algum sentido para sua vida.

“[…] o diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos de escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove.”

O livro é contado em etapas. Depois de adulto, a história foca na relação de Eduardo e seus amigos, seus debates de literatura e filosofia e as idas aos bares. Essa etapa proporciona uma das minhas partes preferidas do livro, quando eles se propõem, depois de se conhecerem há anos, a dar sua opinião sincera um do outro, falando tudo o que pensavam dos amigos. E como pode imaginar, o resultado não é bom.

Depois disso, ele se casa e muda de cidade. Partindo então para uma nova etapa, com um novo grupo de amigos, novas histórias e novos problemas.

O Encontro Marcado - Fernando Sabino

“Nostalgia daquilo que a gente não é, dos lugares onde não esteve, das coisas que não chegou a fazer. Se você não tiver isso, se um dia se sentir satisfeito, pode ter certeza de que você não é mais escritor.”

O grande problema do livro está na forma como fala das personagens femininas. Como já fazem alguns anos de seu lançamento, determinados aspectos podem ser relevados devido à época, como a questão de as mulheres não trabalharem. Mas acredito que o pior dos detalhes foi chamarem as mulheres com quem faziam sexo, normalmente prostitutas, sempre de “mulatas”, vindo até a usar o termo “raparigas em flor”.

Relevando essa questão, o livro pode sem muito bem aproveitado. A princípio não acreditei muito nele ao ver a sinopse e comecei a ler apenas por causa do Desafio Alfabético. Mas no final, a leitura foi muito mais agradável do que eu esperava.

Avaliação: ⭐️⭐️⭐️


O Encontro Marcado - Fernando SabinoDetalhes

Título original: O Encontro Marcado

Autor: Fernando Sabino

Gênero: Romance

Páginas: 368

Editora: Record

Publicação: 1956

Relacionados

Have any Question or Comment?

3 comments on “O Encontro Marcado – Fernando Sabino [Resenha]

Nossa, adorei sua resenha! Já li outros livros do Sabino (“O grande mentecapto”, “O menino no espelho”, “O homem nu”, “O gato sou eu”), e gosto muito dele, os contos e crônicas dele são hilários. Eu não sabia que “O encontro marcado” era um romance, pensei que fosse mais um livro de crônicas; mas sendo assim, agora fiquei mais curiosa para ler. Quanto às expressões que ele usou e que te incomodou, acho que era coisa da época mesmo, mas hoje nós já temos outros termos mais respeitosos e menos preconceituosos para se usar.
Amei as fotos que você tirou! Ficaram muito bonitas e valorizaram bastante o livro!

Reply
Simone Pinheiro

Ainda não li os outros livros dele, mas gostei muito da forma que ele escreve, trabalhando com o cotidiano. Quando às expressões, acredito que seja bem questão de época, mas achei relevante comentar para quem ainda não leu já saber o que vai encontrar.
Mas fico feliz em saber que gostou da resenha e das fotos! <3

Reply

Puxa, acho que ainda não li nada do autor (falha nostra). Romances clássicos as vezes dão raiva na forma de falar, mas temos que lembrar que eram as verdades da época. Na vdd, considero essa a melhor parte, poder observar o quanto a sociedade evoluiu ou deveria ter evoluido.
Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterario

Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: