O dragãozinho traz textos de cultura pop, abordando temas como livro, filmes, séries e quadrinhos, além de alguns posts de assuntos diversos.

Links do mês: novembro


Banner Links do mês: novembro

Mais um mês que terminou e eu trouxe uma lista com alguns posts interessantes que foram publicados por aí e queria compartilhar com todo mundo.

Para começar, quero recomendar o podcast Curta Ficção, do Pacotão Literário. Tem 2 episódios até o momento, que falam sobre literatura e produção literária. Além de ser muito bom, eles são curtinhos e podem ser ouvidos em qualquer intervalinho que você tiver.

 

Agora vamos aos posts:

[LIVRO/CINEMA] Representação feminina nas obras de fantasia épica e a falácia da fidelidade histórica

[LIVRO/CINEMA] Representação feminina nas obras de fantasia épica e a falácia da fidelidade histórica

O post do Delirium Nerd é uma crítica à desculpa de fidelidade histórica frequentemente usada para justificar a falta de representação feminina.

“O que as pessoas que usam esse argumento falham em perceber é que como toda obra ficcional (baseada ou não em um período histórico real) todos os elementos ali presentes são frutos de uma escolha pessoal do criador dessa obra. A falta de mulheres relevantes para a história (ou a falta de mulheres em geral na história) na ‘Trilogia dos Espinhos’ foi uma escolha de Mark Lawrence, assim como também foi colocar um garoto que mal atingiu a puberdade como protagonista e o líder de um bando de mercenários.”

MinasNerds entrevista Dame Blanche!

MinasNerds entrevista Dame Blanche!

“A Dame Blanche Editora foi fundada em junho de 2016 por Anna Fagundes Martino e Clara Madrigano, com um escritório em São Paulo e outro em Blumenau. O objetivo é publicar noveletas, novelas e romances de literatura especulativa. Isso significa, nas palavras das fundadoras, ‘qualquer coisa que esbarre no fantástico; sci-fi, fantasia, horror, etc.’.”

[QUADRINHOS] Por que você deve ler sobre a agenda feminista de Chelsea Cain?

[QUADRINHOS] Por que você deve ler sobre a agenda feminista de Chelsea Cain?

Publiquei esse post no Delirium Nerd falando sobre o quadrinho da Harpia, escrito por Chelsea Cain, que foi cancelado a pouco tempo e foi o motivo da confusão que aconteceu no Twitter, acabando com a escritora desativando sua conta.

“Cain consegue levar o diálogo sobre sexismo, em especial no mundo dos quadrinhos, para dentro da própria história na voz de uma espiã altamente competente que precisa salvar seu ex-namorado com uma certa frequência. Em uma nota no final do primeiro volume, Cain já promete trazer algo diferente do que estamos acostumadas (se não exatamente aquilo que viemos pedindo).”

Animais Fantásticos e Onde Habitam é um bom primeiro passo

Animais Fantásticos e Onde Habitam é um bom primeiro passo

O post é do Uma Vida Qualquer e traz uma resenha do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam.

“Newt Scamander nos serve de guia para apresentar esse novo mundo mágico e humano, seus conflitos e como funcionará a sua busca por respostas que futuramente resultaram na criação de um livro. Desajeitado, dócil e focado nos seus objetivos podemos acompanhar, já no primeiro filme, o claro desenvolvimento do personagem que aos poucos vai criando coragem para tomar as decisões necessárias em momentos críticos da história e assumir o protagonismo que é seu por direito.”

Por que ler literatura fantástica nacional?

Por que ler literatura fantástica nacional?

Texto ótimo do Ficções Humanas que fala sobre literatura nacional e sobre o preconceito que ainda temos com ela (e sobre como precisamos superá-lo).

“Assim como muitos dos leitores, eu também desconsiderava autores nacionais. Isso porque eu havia tido uma péssima experiência com alguns dragões que ficaram lá no éter mesmo. Então imaginei que tudo o que era dito acerca de outros autores era fogo de palha. Muitos projetos que eu via eram bobos e de baixa qualidade, então eu sequer me permitia olhar duas vezes. E eu acredito que esse seja um dos maiores problemas sofridos pelos autores nacionais hoje: a falta de divulgação e a falta de suporte editorial.”

Somos Leitores de Traduções?

A Mell Ferraz do canal Literature-se levanta a questão de o que lemos em muitos casos serem as traduções dos textos, que podem acabar sofrendo perdas de significado ou mudanças na interpretação.

5 blogs incríveis que abordam o feminismo

5 blogs incríveis que abordam o feminismo

O post é do Lizpector e traz recomendação de alguns blogs que também falam sobre feminismo.

“Se uma coisa é fato é que a internet é capaz trazer ideias, pensamentos e ideologias à tona. Sendo assim, o quanto mais espalharmos uma boa causa – e luta – , maior visibilidade e reconhecimento ela terá. Assim acontece com inúmeros movimentos, os quais além de circularem boca a boca, circulam via redes sociais e criam muito engajamento.”

E para finalizar, mais dois posts que são do início do ano.

O que a roupa da Arlequina e o cabelo da Furiosa têm a ver com a gente?

O que a roupa da Arlequina e o cabelo da Furiosa têm a ver com a gente?

“Seja dentro de vestidinho colado, de um quimono superfendado ou de uma “armadura” que contorna perfeitamente o corpo escultural, essas e tantas outras personagens têm qualidades pessoais louváveis – são fortes, habilidosas, independentes e conquistadoras. Por que, então, mesmo assim, elas precisam ser heroínas em cima de um salto 15? O que todas essa roupas querem dizer e que tipo de mensagem estamos recebendo?”

Fantasia não é só faz de conta

Fantasia não é só faz de conta

“É através da contemplação do absurdo, do inexplicável, que surgem as principais lendas e mitologias de um povo. A fantasia é um gênero que bebe diretamente do legado das civilizações, de seus imaginários coletivos, arquétipos e mitos. Restringir a fantasia ao patamar de literatura infantil é de um reducionismo alarmante.”

Relacionados

Have any Question or Comment?

2 comments on “Links do mês: novembro

Oiii Simone! Nossa adorei o seu post *-* é uma ideia genial, porque conhecemos o trabalho dos outros blogs! Com certeza irei ler a sua postagem sobre os quadrinhos feministas, eu amo a Harpia e a história dela também <3 Seu blog é muito legal e organizado, espero que a nossa parceria no Clube do Livro de 2017 seja incrível!

*Um abraço de urso e uma beijokas da Hellen*

Reply

Que belos posts! não havia lido nenhum, mas depois de ver esses links, acessei diversos. Mas confesso que meu predileto é a resenha do filme animais fantásticos!
<3
Amei seu post!

Reply

Deixe uma resposta