O dragãozinho traz textos de cultura pop, abordando temas como livro, filmes, séries e quadrinhos, além de alguns posts de assuntos diversos.

Links do mês: janeiro


banner links do mes janeiro

Um pouco atrasadinho mas chegou a primeira lista do ano com os links interessantes de janeiro. Dessa vez foram 8 posts e no final tem o link das newsletters que enviei esse mês também.

Sobre onomatopeias, Tolkien e os estereótipos da linguagem

hobbits

“Tolkien levou em consideração as raízes e a sonoridade de idiomas reais para criar suas palavras fictícias. Aos anões, trouxe influências do árabe e do hebreu (e é por isso que você encontra palavras como Moria e Khazad-dûm). A ideia do autor era utilizar uma língua cujas origens fossem bem discrepantes em relação à língua élfica (baseada no finlandês e galês), caracterizando o quanto anões e elfos são criaturas opostas. Além disso, fazia sentido utilizar os fonemas mais ásperos do árabe e do hebreu: era algo que combinava com a natureza dos anões.”

66 Movies Directed by Women to Look Forward to in 2017

mulher maravilha

O post traz uma lista com 66 filmes dirigidos por mulheres que estrearão ainda em 2017 e que parecem ter grande potencial.

As 20 principais regras para escrever, segundo Stephen King

stephen king

Uma lista com 20 questões levantas pelo Stephen King para melhorar sua escrita.

A Arte e o Prazer de Fotografar Desconhecidos

fotografia

“Fotografar desconhecidos te leva a querer entender o que acontece com cada pessoa que você captura com a câmera: o que ela está pensando e sentindo? Como será que essa pessoa pensa sobre a vida? Será que está tudo bem? Não há como saber. Quem sabe, com esse segundo que você registrou, possa tirar uma conclusão, mas a verdade está apenas com a pessoa e talvez esse mistério seja o que atrai tanto na fotografia de rua e em fotografar pessoas pela rua. Aliás, são os mistérios e o perigo que chamam tanto a atenção e dão tanta vontade de fotografar os desconhecidos. Aquele mistério de ser um paparazzi por alguns minutos e o perigo de ser percebido.”

Manifesto pelo fim do guilty pleasure

polen_guiltypleasure

“Em parte, a culpa vem de sentirmos que deveríamos estar usando melhor nosso tempo. O que nesse caso quer dizer consumindo seja aquilo que grupos pouco diversos como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos garante que é o melhor que o cinema tem a oferecer, ou então – o que eu nunca vou deixar de afirmar que é realmente importante – aquilo que, na nossa percepção, nos desafia, provoca, expande nossa mente.”

CRÍTICA: LA LA LAND E O TRIUNFO DE UM SONHO

la-la-land“Pode ser que o término tenha sido difícil, porque términos sempre são, mas a lição que tiramos é que amor de verdade cultiva e apoia, e por este motivo também sabe a hora de deixar o outro ir.

Se engana quem pensa que La La Land é uma história de amor entre um homem e uma mulher. O filme é a história de amor de um homem e de uma mulher por seus sonhos.”

[QUADRINHOS] Ms. Marvel: como a Geração Y pode salvar o mundo

willow wilson ms marvel

Esse post traz a TED Talk da Willow Wilson com legendas em português. Já falei sobre essa palestra na newsletter. Nela a Willow Wilson fala sobre a criação da Kamala Khan, a nova Ms. Marvel, que fez muito sucesso desde que foi lançada.

[QUADRINHOS] 5 escritoras que estão mudando o cenário dos quadrinhos

killy sue deconick

Esse post traz 5 escritoras de quadrinhos que estão se destacando pelo seu trabalho, muitas vezes abordando questões de gênero e feminismo.

“Embora o meio dos quadrinhos ainda seja predominantemente machista, podemos ver a mudança acontecendo aos poucos com a grande repercussão de heroínas como Ms. Marvel, que teve seu quadrinho entre os mais vendidos da Marvel, e os novos quadrinhos da Thor, que vendeu mais que o antigo personagem. Também teremos finalmente as adaptações de Mulher Maravilha e Capitã Marvel para o cinema. E esse ano tivemos a história da Harpia que falou diretamente sobre sexismo nos quadrinhos (e teve uma grande repercussão por causa disso). Esse post traz uma lista de 5 escritoras de quadrinhos que tiveram uma participação importante nessa mudança de cenário.”

Em janeiro também enviei duas edições da newsletter

A primeira foi enviada logo no início do mês e fala sobre minhas lista de metas do projeto 40 coisas em 100 dias, os desafios literários que pretendo cumprir esse ano, um texto com um apelo de mudanças para o novo ano e a receita de uma sangria maravilhosa que fiz na virada do ano.

receita sangria

A segunda, que foi enviada no meio do mês, tem texto sobre a importância dos depoimentos e de escutarmos com atenção a vivência dos outros e interpretar os sentimentos da pessoa ao invés de impormos os nossos. Também falei sobre o conto que escrevi e algumas recomendações de histórias para ler no Wattpad.

Relacionados

Have any Question or Comment?

3 comments on “Links do mês: janeiro

Oie! Qts links legais! Um melhor que o outro! ^^ Os que mais me interessei foi sobre os filmes e quadrinhos feitos por mulheres. Estamos num mundo tão moderno e é incrível como ainda temos que lutar por um lugar ao sol no meio dos homens… Espero que possamos nos mostrar mais e mais…
Bjks!

Reply

Amei essa lista !!!

E já vi um artigo de fotografia ali que chamou minha atenção <3

Reply

abri aqui bem na boa, já esperando links maravilhoso e PFF. UM LINK MEU! Gente, que amor! Obrigada, miga! Aliás, obrigada por trazer tanta coisa boa, sério. Já abri a maioria que cê colocou na lista!!

Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: