O dragãozinho traz textos de cultura pop, abordando temas como livro, filmes, séries e quadrinhos, além de alguns posts de assuntos diversos.

O Grande Gatsby: comparação entre o filme e o livro


O Grande Gatsby

Recentemente, li o livro “O grande Gatsby” (resenha aqui) na primeira semana da #MLI2016. Como ainda não tinha assistido o filme de 2013, decidi ver para comparar com o livro. O filme foi dirigido por Baz Luhrmann, mesmo diretor de Moulin Rouge e tem Leonardo DiCaprio no papel de Jay Gatsby.

Me surpreendi bastante com o filme e arrisco a dizer que foi uma das melhores adaptações que já vi. O filme conseguiu captar perfeitamente o sentimento do livro e passar para as telas. As personagens foram fielmente adaptadas e diversas das falas são exatamente iguais às do livro, além dos gestos e expressões das personagens que seguem fielmente as descrições do livro. Além de o filme também ter a narrativa de Nick Carraway, a adaptação foi precisa até nos menores detalhes, o queixo levantado de Jordan, o creme de barbear no rosto de McKee durante a festa no apartamento de Tom e Myrtle e a luz verde piscante.

Grande-Gatsby-filme-6

grande-gatsby-filme-3Há apenas dois pontos da história que o filme não mostrou (spoilers do livro nesse parágrafo), o primeiro foi o relacionamento de Nick com Jordan que embora o filme tenha deixado claro que havia um interesse dela por ele, não representou o interesse dele, mas realmente essa parte não fez falta alguma no filme. O outro ponto foi o enterro de Gatsby. O filme mostra que Nick ligou para várias pessoas e que nenhuma compareceu ao enterro, mas não mostrou o homem da biblioteca aparecendo aleatoriamente para o enterro ou o pai de Gatsby, que para mim foi o que mais fez falta. A aparição dele no livro mostra que mesmo tendo saído de casa cedo, Gatsby não esqueceu seus pais nem os condenava por sua situação financeira, mas voltou a vê-los depois de ter enriquecido e os comprou uma casa nova, além de mostrar que o pai dele tinha um grande carinho pelo filho, reforçando mais a imagem mais “humana” de Gatsby.

Com uma fotografia e figurino incríveis, além da ótima trilha sonora, posso dizer que a experiência do filme é melhor que a do livro, pois por mais que a grandeza das festas de Gatsby e a beleza das casas seja descrita no livro, ainda não se compara com a representação feita no filme. Ao contrário do que eu esperava, meu veredito final é de que o filme realmente superou o livro.

grande-gatsby-filme

Veja também:lisbeth-salander-os-homens-que-nacc83o-amavam-as-mulheres-3


Os Homens que Não Amavam as Mulheres: uma comparação entre o livro e os filmes

 

Relacionados

Have any Question or Comment?

14 comments on “O Grande Gatsby: comparação entre o filme e o livro

Que demais!
Eu amo quando um livro tem a ver com a sua adaptação para o cinema! Eu acredito que esses casos sejam raros, porque os meus amigos que leem livros, dizem que esses são sempre melhores e mais detalhistas do que o filme haha, mas enfim, eu geralmente sou fã dos filmes.

Gostei da sua resenha 🙂 me deu até vontade de assistir o filme, a história é meio triste mas, parece ser interessante! Mandou muito bem!
Beijos,

Blog Senhorita Deise

Instagram

Reply
Plataforma Viajante

Eu amo esse filme!
Não li o livro, mas vi os dois: de 1974 e 0 de 2013.
Para mim, o de 1974 foi incrivelmente muito bem representado pelo de 2013!
Um filmaço, quem ainda não teve a oportunidade de ver, super indico! <3
Ótima indicação.. haha 🙂
Beijão!

Reply

Eu ja assisti o filme e gostei bastante, a atuação do dicaprio é muito boa, gosto muito dos filmes dele. Mas ainda não li o livro, e confesso que, as pontuações feitas por voce me deixaram bem curiosa em relação ao livro!

Reply

O livro é bem curtinho, então dá pra ler ele em poucos dias, e é bem legal ver a semelhança entre os dois, porque tem muitas falas iguaizinhas!

Reply
Luana Souza

Eu adoro quando os filmes são bem fiéis aos livros <3 pelo que você disse, esse deve ser o caso.

Ainda não conhecia essa história, mas já quero ler e assistir hehe 🙂

Adorei a resenha ❤️ Beijos.

Reply

Adoro os figurinos, cenários e cores desse filme! Nunca li o livro, quem sabe faça isso um dia hahaha
Você sabia que esse não é o filme original? Tem um mais antigo! (Acho que tem na netflix)

Bjs!
http://www.escritoriando.com

Reply

Ainda não assisti o antigo, só vi algumas imagens, mas não me chamou muito atenção, acredito que por ele não ter investido tanto em figurinos e cenários quanto esse novo 🙁

Reply

Cara, vc é xonada no filme e no livro! hahaha
Dá pra notar pelo jeito que vc escreve <3
Nunca assisti ou li, mas já coloquei o filme na minha listinha tá? Obrigada pela indicação!
Todo mundo fala que é um filme bom, mas nunca tive interesse de fato…
Beijos e parabéns!
nadageek.blogspot.com.br

Reply

Que bom que fiz alguém se interessar pelo filme! Mas realmente, foi uma história que me prendeu bastante hahah

Reply
histericaspontocom

Esse filme é lindo DEMAAAAAIIIS <3!
Fora que tem Young&Beautiful da Lana na trilha, é amor demais!
Beijao

Reply

Eu pulei os spoilers porque ainda quero ler o livro, mas com Leonardo Di Caprio já imagino uma mega produção nesse filme, que demais!

Reply

Nunca vi o filme. Mas o livro é um dos meus preferidos. Adoro a forma surpreendente que ele acaba.

Reply

Também acho que foi uma das melhores adaptações que vi. FIcou muito parecido com o que imaginei do livro HASUHUAS

Reply

Eu assisti no dia seguinte ao término do livro, então lembrava de tudo direitinho ainda, fiquei muito surpresa com as falas e cenas iguais ❤️

Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: